Muitas vezes os alunos não percebem a Matemática presente no cotidiano, acreditando que só a utilizam dentro de sala de aula. Para uma efetiva aprendizagem é importante que haja um significado e intencionalidade no aprendizado.
A matemática desempenha papel na formação de capacidades intelectuais, para que os alunos desempenhem posturas críticas diante de questões sociais. O ensino da matemática deve ser voltado para a realidade do aluno.
Em geral os conteúdos matemáticos são abstratos demais, como por exemplo, as frações, conteúdo que tem início no 4º ano.
Os discos fracionários montessorianos têm a função de ajudar o aluno em seu processo de aprendizado, partindo de uma problematização lançada pelo professor e resolvida pelo grupo.
- Qual é o significado de uma fração?
- Significa dividir algo em partes iguais.
- Como representar com número o inteiro em partes?
Essas e outras perguntas foram lançadas e os alunos foram construindo as primeiras noções de fração.
Os jogos e os materiais concretos são ferramentas importantes no primeiro momento da apresentação de um conceito matemático, possibilita que o aluno pela observação levante suas hipóteses e construa o conhecimento e entendimento do conceito.
Na situação problema os alunos não só nomearam cada fração, como conseguiram dividir e somar utilizando os discos fracionários. Para encerrar essa atividade os alunos fizeram sanduíches utilizando o conhecimento adquirido sobre as primeiras noções de fração, momento também de socialização.