Login

QUEM SOMOS

Pesquisa recente realizada pela Fundação Lemann​1 concluiu que existe uma grande desconexão entre os conhecimentos e as habilidades exigidas na vida adulta e o que ensina a escola.
O MEC começa a construir a base nacional comum que orientará os currículos de todas as escolas do país.
Especialistas dizem que esta é a grande oportunidade para reduzir a desconexão entre o que é ensinado nas escolas e as habilidades que são realmente essenciais para os jovens.
Estas inquietações reforçam a necessidade de mudanças no âmbito educacional, formar pessoas autônomas, criativas e felizes.
O Novo Alicerce, escola Montessoriana localizada na Zona Norte de São Paulo, há 39 anos atua na área educacional com o firme propósito de formar cidadãos críticos e sensíveis às questões mais urgentes da sociedade, fundamenta sua proposta pedagógica nos princípios filosóficos montessorianos: atividade, individualidade e liberdade.
Montessori propõe uma educação libertadora que valoriza o ser pensante capaz de responder aos apelos da realidade, conscientes das suas responsabilidades.
Montessori é muito mais do que salas de aula organizadas com materiais concretos é um ambiente estruturante da aprendizagem com grupos dialogando, outros concentrados, mas livres para escolher a atividade e tempo para realizar.
‘‘...devemos ter em mente: dar liberdade à criança não é abandoná-la a si própria ou negligenciá-la. Nossa ajuda não deve torná-la uma passiva indiferença às suas dificuldades. Ao invés disso, devemos acompanhar esse crescimento com uma vigilância prudente e afetuosa.’’ - Montessori
Acreditamos que o conhecimento memorizado e descontextualizado, não relacionado às experiências do cotidiano, com ênfase em notas e prêmios desfavorece o pensamento crítico o ambiente colaborativo e inovador.
A filosofia montessoriana edifica o trabalho, a concentração, a reflexão, as atitudes e formação de valores. O conhecimento é construído junto com o outro, na interação e compromisso com o bem estar da coletividade.
‘‘Ajuda-me a agir por mim mesma. Aprender é um processo de vida!’’- Montessori
Os primeiros anos de vida são os mais importantes, devem ser ricos em experiências e apropriação de conhecimentos, consolidados no futuro.
 Na educação infantil muita experimentação, ambientes ricos com materiais que são o elo entre a criança e o currículo.
“são as mãos da criança que vão construir o significado de cada elo na teia do conhecimento científico” Montessori
Ao final do 5º ano nossos alunos adquiriram as competências básicas necessárias para prosseguimento da vida acadêmica.
 O desenvolvimento da autonomia, independência, iniciativa e capacidade de escolha possibilitará trilhar novos caminhos e superar os desafios que são inevitáveis e necessários para o crescimento e amadurecimento, estarão assim, preparados para enfrentar a realidade e não se submeter a ela, com competência para aprender.
O depoimento de pessoas como Larry Page e Sergein Bain, fundadores do Google, fortalecem a grandiosidade da escola montessoriana que vai muito além dos conteúdos e do currículo formal.
“Lá aprendemos a estudar sozinhos, com ideias próprias e liberdade para agir”.

 

1 FUNDAÇÃO LEMANN.
Projeto de Vida: O papel da escola na vida dos jovens
(http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/06/pesquisa_projeto_de_vida_apresentacao.pdf)
 
Conselho de Classe: a visão dos professores sobre a educação no Brasil
(http://www.fundacaolemann.org.br/conselho-de-classe/)

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO