"Além do empenho com os materiais concretos, a criança do fundamental I, agora dará sua atenção a operações mais e mais abstratas, assim como a trabalhos maiores, mais longos e com mais participantes. O professor, então, além de observar, precisa ser algumas vezes um orientador de trabalho, e com ainda mais frequência conforme a criança cresce, um personagem sempre aberto ao debate, à conversa, à discussão franca e honesta. Por meio da observação acrescida do exame minucioso do trabalho produzido em parceria com a criança, assim como do debate e da conversa que se sigam sempre a uma investigação do aluno, o professor percebe, individualmente, os progressos e as necessidades de cada criança, e pode cuidar de cada um de maneira única e atenciosa"
(Gabriel Salomão - blog Lar Montessori)
Enquanto estudávamos a formação da crosta terrestre, na mesma semana, ocorreu a erupção do vulcão Etna na Itália. Tudo isso maravilhou as crianças, que ficaram ainda mais curiosas pelo tema.
Aproveitamos para assitir a um vídeo com as imagens fantásticas das explosões vulcânicas, revelando explosões incandescentes, emissões de cinzas e vazamento de lava. O diáologo e as descobertas foram riquissimas e após esse momento, os alunos criaram seus vulcão, usando bicarbonato, vinagre e corante.
Mais uma vez, a euforia pela experiência bem sucedida, com toda a espuma transbordando do copo.
Aproximar os alunos do conteúdo trrabalhado em sala e despertar a curiosidade acerca dos acontecimento naturais fazem toda diferença no processo de aprendizagem!