Instigar a curiosidade dos alunos e sensibilizar para novos conhecimentos são práticas diárias nas salas dos Alfas. A observação e a investigação são fundamentais para que as crianças compreendam os fenômenos naturais. Os experimentos têm a função de permitir o relacionamento entre conteúdos e facilitar a formulação de conceitos.
"Enquanto o aluno re-elabora sua percepção anterior de mundo, ao entrar em contato com a visão trazida pelo conhecimento científico, ele também se apropria de novas linguagens".
(Luis Carlos de Menezes em um dos capítulos do livro O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI)
Para compreenderem a importância do ar para os seres vivos, a professora do Alfa A propôs uma experiência para entenderem a formação dos gases mais importantes para a sobrevivência, como o oxigênio e outros gases presentes do dia a dia.
Realizaram duas experiências: a da vela, onde perceberam que sem o oxigênio o fogo não se mantém aceso e da bexiga, vinagre e bicarbonato de sódio em que as crianças aprenderam a enchê-la, sem usar o fôlego (ar), misturando estes ingredientes e formando o gás dióxido de carbono.
Com a experiência puderam comprovar ou não as hipóteses levantadas.
Professora Tatiana