É por meio das brincadeiras e de vivências significativas que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos. Portanto, as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil.
Brincar vai além da recreação. Trata-se de uma dinâmica complexa, envolvendo interação, troca, desenvolve a memória, a atenção, a imitação e a imaginação, bem como a sua personalidade, inteligência e afetividade.
Vygotsky, um dos maiores representantes da psicologia histórico-cultural, afirmava que o sujeito se constitui ao se relacionar com os outros em atividades “caracteristicamente humanas”. A brincadeira infantil, nesse sentido, é uma maneira de a criança se expressar e formar o seu mundo. Por meio da brincadeira e de atividades lúdicas, a criança atua simbolicamente nas diferentes situações vividas por ela, elaborando conhecimentos, significados e sentimentos.
(fonte: http://novosalunos.com.br/e-brincando-que-se-aprende-a-importancia-do-brincar-para-o-desenvolvimento-infantil/)
O jogo no Ensino Fundamental é uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem, semanalmente os alunos são convidados a participar de jogos cujos objetivos são: trabalhar regras, sequência lógica, respeito, superar desafios e obstáculos.
Confira alguns desses momentos!