Na escola montessoriana o silêncio é resultado do trabalho em sala de aula, é o ponto de partida da atividade e uma conquista positiva por parte do aluno, que se obtém graças ao exercício e ao conhecimento. Quando a criança se encontra com um material, empenha-se no trabalho concentrado, sério, que parece extraído do melhor de sua consciência. Esse é o resultado da compreensão da rotina, conhecimento das propostas e segurança no trabalho. A cada novo ano e nova série, busca-se um trabalho de normalização e equilíbrio em sala e essa conquista diferente de sala para sala, uma vez que as crianças são diferentes. No início do 2º bimestre, nota-se uma sala normalizada, interessada no conhecimento e ávidos pelo saber.
O material de desenvolvimento substituiu o ensino verbal em que todos devem ouvir o que o professor diz e escrever ao mesmo tempo, tendo como referência a lousa. O material montessoriano dá a possibilidade da criança experimentar o conceito aprendido, elaborar e interiorizar o que foi apresentado, além de dar a possibilidade de ir além do que lhe foi apresentado, fazendo relações com o que já sabe e já viu anteriormente.
Nosso método tem a vantagem de poder orientar as crianças cujos ritmos de aprendizagem são diferentes. As crianças trabalham sozinhas, conquistando a disciplina ativa ao mesmo tempo que a independência no dia a dia, desenvolvendo progressivamente sua inteligência.
O conhecimento memorizado e descontextualizado, não relacionado às experiências do cotidiano, com ênfase em notas e prêmios desfavorece o pensamento crítico, assim como o ambiente colaborativo e inovador.
A filosofia montessoriana edifica o trabalho, a concentração, a reflexão, as atitudes e formação de valores. O conhecimento é construído junto com o outro, na interação e compromisso com o bem estar da coletividade.
A abordagem curricular parte da visão global, o aluno descobre o mundo sob a perspectiva das inúmeras áreas do conhecimento, incentiva a exploração criativa e a habilidade nas áreas da leitura, escrita e matemática em um trabalho interdisciplinar.
Confira um pouco da rotina do 3º ano: