Image

Login

FOTOS

INAUGURAÇÃO ESPAÇO SUSTENTABILIDADE
02/06/2015

Maria Montessori, no princípio do século XX, já mostrava preocupação com a educação ambiental denominada por ela Educação Cósmica, isto é, o cuidado e o compromisso que devemos ter com o ambiente. Enfatizava que a vida é uma rede de relações na qual tudo o que existe está conectado e que todo organismo vivo colabora, consciente ou inconscientemente, com a evolução do universo. 

Montessori dizia que o educando precisa compreender o mundo em que vive, dos problemas ambientais aos econômicos e sociais, que a educação cósmica é multidisciplinar e se constitui no uso de materiais concretos, experiências científicas e histórias do cotidiano que devem ser apresentadas desde cedo às crianças, somente assim o homem participa ativamente com responsabilidade se responsabilizando pelos fenômenos naturais e humanos.

Agora no século XXI as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável continuam no centro das preocupações mundiais.

A urbanização e o consumismo sem planejamento sinalizam urgência de atitudes conscientes e respeito ao meio ambiente para que as gerações futuras possam usufruir de um ambiente mais equilibrado e sustentável.

Um dos temas transversais em educação é justamente tratar esse assunto de tanta urgência na escola, não como mais um conteúdo do currículo, mas, trazer para a sala de aula notícias do cotidiano, desenvolver atitudes desejáveis e a responsabilidade de cada cidadão em relação à sustentabilidade do planeta.

Inserir as questões ambientais no cotidiano da escola é tarefa tão premente quanto desafiadora.  Montessori afirmava que “só aprendemos a fazer fazendo”, isto significa que a aprendizagem deve ser ativa, não basta somente leituras, conversas, é importante trazer situações para dentro da escola onde os alunos protagonizem e façam acontecer.

Com esse objetivo criamos o “Espaço Sustentabilidade”, para que os alunos se sintam corresponsáveis por ele e professores o utilizem como uma verdadeira sala de aula, onde alunos questionam sobre o que veem e o que acontece.

Intensificamos a necessidade da separação do lixo, aumentamos o número de lixeiras com indicações de uso e durante o lanche os alunos são conscientizados quanto ao descarte correto. Os próprios alunos monitoram essa ação, e os resultados já são notórios.

A falta de água, problema tão ventilado e exaustivamente divulgado pela mídia e pelas próprias famílias. Aqui na escola tomamos atitudes mais concretas para que os alunos entendessem uma das formas de como economizar, além de outras providências com a redução de tempo de descargas e torneiras dos banheiros.  Uma Cisterna foi construída e explicada de todo processo da captação da água das chuvas e sua utilização na lavagem de pisos externos e rega dos jardins e horta.

Nossa horta está muito bonita, alunos preparam as jardineiras para receber a terra e as plantas, fizeram a identificação das árvores frutíferas, dos temperos e dos legumes. Agora é hora de cuidar. Cada turma, obedecendo a uma escala é a responsável pela manutenção e rega da horta.

Formar cidadãos críticos e atuantes é um dos objetivos centrais da educação. Incentivar hábitos saudáveis, poupar os recursos naturais e renovar os recursos que a terra nos concede são alguns dos princípios da filosofia Montessoriana na Educação Cósmica.

Esperamos formar cidadãos conscientes e não simples repetidores de ações produzidas por outros, mas que façam sentido para ele em benefício da coletividade.

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h