Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

7 Experimentos simples - e divertidos - para ensinar o valor da ciência

Montessori

O Método Montessori tem como base a observação científica da criança, realizada por sua idealizadora, Maria Montessori, no início do século XX. Como detentores do legado de Montessori, a valorização da ciência e da capacidade de descoberta são pilares fundamentais em nosso processo de ensino. Acreditamos que estimular a curiosidade científica é imprescindível para que as crianças atinjam seu desenvolvimento pleno, e para isso, é preciso dar a elas condições de realizar experimentos e colocá-las em contato com os princípios do método científico, ainda que de forma simples e lúdica.

 

Mas, reconhecemos, isso pode ser desafiador para as famílias fora do ambiente escolar. Contudo, como todo desafio, este pode - e deve - ser superado, desde que as famílias contem com alguma ajuda para realizar atividades que contemplem esta necessidade infantil. Pensando nisso, preparamos este texto, no qual as famílias encontrarão alguns experimentos simples e divertidos, que explicam princípios científicos básicos para as crianças, ao mesmo tempo em que lhes fornecem a confiança necessária para descobrirem que todos podem fazer ciência, não importa a idade. Confira a seguir algumas experiências simples, que podem ser feitas em casa com materiais facilmente encontrados na despensa da cozinha e permitem ver a ciência em ação.


 

1 - Tornado engarrafado

 

Para criar seu próprio tornado, tudo o que você precisa são duas garrafas, um tubo para conectar as garrafas e um pouco de água. Quando você rodopia o líquido na garrafa superior, ele cria um vórtice enquanto drena para a garrafa inferior. Isso porque conforme a água desce, o ar deve fluir para cima, criando um tornado em espiral. É possível adicionar glitter, corante de alimentos ou óleo essencial colorido à garrafa para tornar o experimento ainda mais atrativo para as crianças.


 

2 - O arco-íris em um copo


 

Esta experiência aproveita a densidade para criar um arco-íris: adicionar açúcar a um líquido faz com sua densidade aumente. Quanto mais açúcar, mais densa é a solução. Fazendo soluções com água e corante alimentar, e acrescentando a cada uma delas diferentes quantidades de açúcar, ao misturá-las, as cores vão se sobrepor umas às outras - as soluções mais densas (mais adocicadas) vão se assentar na parte inferior e as mais leves tendem a subir. Com este experimento, obtemos uma maneira simples e divertida para explicar o princípio da densidade para crianças de todas as idades.


 

3 - A ciência por trás do “slime”

 

A grande maioria das crianças adora brincar com “slime”. O que elas talvez não saibam é que esta diversão só é possível devido à uma reação química capaz de formar um polímero. Misturando cola, água e um pouco de corante alimentar com um pouco de bórax, o resultado é uma “geleca” viscosa. Isso porque a cola tem algo chamado acetato de polivinil, um polímero líquido. O bórax liga as moléculas de acetato de polivinil umas às outras, criando um polímero grande e flexível: o “slime. Como o bórax não é algo de que geralmente dispomos em casa, ele pode ser substituído por bicarbonato de sódio, que não deixa o produto final tão maleável, mas ainda assim rende uma boa brincadeira - e um ótimo aprendizado. 


 

4 - “Motor de foguete” de macarrão


 

Essa experiência, por lidar com fogo, requer a supervisão atenta de um adulto. Mas, acredite ou não, você pode criar um motor de foguete híbrido muito simples usando nada além de levedura (encontrada na forma de fermento biológico para pães), peróxido de hidrogênio (água oxigenada), um frasco, fogo e ... um pedaço de macarrão penne cru. Basta misturar a levedura com a água oxigenada, colocar o penne verticalmente em cima da “massa” resultante da mistura, e acender uma pequena chama na extremidade. Quando se mistura a levedura e o peróxido de hidrogênio juntos, eles reagem criando gás oxigênio puro, altamente inflamável.  As crianças vão adorar saber que estão fazendo o mesmo que os cientistas espaciais, só em escala menor.


 

5 - Lâmpada de lava caseira

 

Antiácido é muito bom para quem sofre de azia ou dor de estômago. Mas você provavelmente não sabia que também é ótimo se você está procurando criar sua própria lâmpada de lava caseira. Basta misturar água, óleo e um pouco de corante alimentar. O óleo e a água têm densidades e polaridades diferentes. Enquanto o primeiro tende a boiar, a segunda tende a se concentrar no fundo de um recipiente. O corante alimentar, à base de água, também tende a afundar. Ao acrescentar o antiácido à mistura, ele reage com a água, fazendo com que gotas coloridas subam até o topo, onde estouram, liberando ar e afundam de volta, o que cria um espetáculo semelhante ao que você veria em uma lâmpada de lava. Para tornar tudo ainda mais interessante, basta colocar o recipiente contra a luz de uma luminária ou abajour!


 

6 - Fluido Ferromagnético


 

Esta experiência facilita a visualização de campos magnéticos em ação. Tudo o que você precisa é de óxido de ferro (ferrugem, que você pode conseguir facilmente deixando um pedaço de ferro úmido ao ar livre por alguns dias ou raspando a ferrugem acumulada em ferramentas), água e um pote. É só colocar os resíduos de ferrugem no pote transparente, e passar um imã de geladeira ao longo dele. Os resíduos de ferrugem são atraídas pelo imã, empilhando-se e seguindo o-o enquanto você o movimenta. Uma forma simples e muito barata de demonstrar o princípio do magnetismo para as crianças.


 

7 - Vulcão Bicarbonato de sódio


 

Nesta experiência clássica, uma reação química entre bicarbonato de sódio (base) e vinagre (ácido) cria "lava" que irrompe de um vulcão. Vamos precisar dos dois materiais citados acima e de uma estrutura cônica (de qualquer material), que será usada para cobrir um pote de boca larga, onde serão misturados o vinagre e o bicarbonato. Como a reação produz gás carbônico, a pressão se acumula dentro do recipiente escondido no interior do vulcão até que o gás borbulha e irrompe de forma espetacular. Além de princípios de química, esta experiência também ensina sobre a dinâmica geológica de nosso planeta.

 

Gostou das dicas? Experimente em casa, e se quiser, envie o resultado pra gente! Vamos adorar ver nossos pequenos cientistas em ação, e com certeza compartilharemos todas as experiências em nossas redes sociais. Ah, e estas experiências, embora possam ser feitas em qualquer lugar, podem e devem ser complementadas por outras, relacionadas à natureza e sua observação. Para saber mais sobre estas últimas, recomendamos acessar o link abaixo, cujo conteúdo, inclusive, nos inspirou bastante na construção deste texto:

 

https://drive.google.com/file/d/1I1w92nYHYwupORudzJtWtWZRNxGhobEN/view





 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h