Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

10 sugestões para falar sobre o coronavírus com as crianças

Montessori

Em tempos como os que vivemos, a preocupação com a saúde assume o protagonismo nas vidas da maioria das pessoas. Basta observar a avalanche de notícias, questionamentos, precauções (muitas vezes equivocadas ou até mesmo prejudiciais), ansiedade e até mesmo - em alguns casos - pânico. Esta grande atenção voltada a combater o Coronavírus (Covid-19) responsável pela pandemia de síndrome respiratória que se alastra pelo mundo é, claro, totalmente justificada. Porém, muitos se esquecem de que a saúde não é apenas a ausência de doenças físicas.  E poucos se lembram de que a saúde mental é muito importante, inclusive para que o próprio sistema imunológico trabalhe bem e nos mantenha saudáveis. E, para as crianças, um bom ambiente psíquico é fundamental.

 

Nós, adultos, podemos racionalizar a situação, somos capazes de controlar nossa angústia (na maior parte dos casos) e não necessariamente iremos sucumbir à ansiedade. Já com as crianças, a coisa é bem diferente. Os pequenos nos vêem como exemplo a ser seguido, e nosso comportamento, para eles, é algo a ser reproduzido, imitado. Isso é algo natural e faz parte do processo de crescimento. O que significa que, na mente infantil, nossas ideias e ações são algo em que se espelhar. Por isso, em um momento de crise como esse, a responsabilidade das famílias e cuidadores aumenta ainda mais. 

 

Diversos veículos de comunicação têm publicado textos e vídeos sobre como podemos nos manter tranquilos diante da ameaça do Coronavírus. Poucos, todavia, se dedicaram a nos fornecer um norte quando a questão é: como lidar com nossas crianças em meio a tudo isso? Este texto não pretende dar respostas  prontas a uma pergunta tão complexa, mas sim ajudar as famílias a manterem um ambiente psicologicamente seguro para seus filho. Na era da informação, este pode ser um verdadeiro desafio, mas com algum esforço e muita dedicação, é possível superá-lo. É importante frisar que este texto se destina às famílias de crianças de todas as idades, mas mais especificamente para aquelas maiores de 6 anos, que já possuem a capacidade de diferenciar a realidade da fantasia e que - muito provavelmente - serão as que mais farão perguntas sobre a atual situação. Siga lendo e confira algumas sugestões para amenizar a ansiedade infantil diante do Covid-19:


 

1 - Descubra o que o seu filho já sabe (e o que não sabe) sobre o Coronavírus

 

Faça perguntas orientadas para o nível etário do seu filho. Para crianças mais velhas, você pode perguntar: "As pessoas na escola estão falando sobre o coronavírus? O que elas estão dizendo?" Já para os mais novos, as perguntas não precisam ser tão diretas: "Você já ouviu adultos falando sobre uma nova doença que anda por aí?" é o suficiente. Estas perguntas oferecem a oportunidade de saber o quanto as crianças sabem - e de descobrir se estão ouvindo informações corretas. De qualquer forma, dê tempo à criança, e aja naturalmente. Se os seus filhos não parecem interessados ou não fazem muitas perguntas, tudo bem.

 

2 - Ofereça Conforto - e Honestidade

Concentre-se em ajudar seus filhos a sentirem-se seguros, mas seja sincero. Não ofereça mais detalhes do que aqueles nos quais ele já está interessado. Por exemplo, se as crianças perguntarem sobre a situação das escolas, responda de forma assertiva. Mas se o assunto não surgir, não há necessidade de o levantar, a não ser que aconteça. Se o seu filho perguntar sobre alguma coisa e você não souber a resposta, seja humilde e assuma que não sabe. Use a pergunta como uma oportunidade para descobrirem juntos. Consulte sites confiáveis, como a OMS e os canais oficiais do Ministério da Saúde para informações atualizadas e confiáveis sobre o coronavírus (COVID-19). Dessa forma, você tem os fatos e as crianças não vêem manchetes sobre mortes e outras informações assustadoras.

 

3 - Fale com calma e tranquilidade

 

Explique que a maioria das pessoas que adoecem sentem como se estivessem resfriadas ou gripadas. Crianças percebem quando os pais se preocupam. Então, quando você fala sobre o coronavírus e as notícias, use uma voz calma e tente não parecer ansioso ou angustiado.

 

4 - Dê espaço às crianças para partilharem os seus medos. É natural que elas se preocupem: "Será que eu poderia ser o próximo? Poderia isso acontecer comigo?" Diga ao seu filho que as crianças não parecem ficar tão doentes como os adultos. E sempre se coloque como um referencial e uma fonte confiável de informação. 

 

5 - Identifique se as crianças precisam de orientação

 

Esteja ciente de como seus filhos recebem notícias e informações, especialmente crianças mais velhas. Aponte-lhes conteúdos apropriados para a idade, para que não acabem por encontrar programas de notícias ou sites que os assustem ou que ofereçam informações incorretas.

 

6 - Ajude as crianças a se sentirem em controle

 

Fortaleça a confiança de seus filhos incentivando a prevenção. Ensine que crianças que dormem bem, se alimentam corretamente e lavam bem as mãos estão se prevenindo não só contra o novo vírus, mas contra doenças em geral. Explique que a lavagem regular das mãos também ajuda a impedir que os vírus se espalhem para os outros. Seja um bom exemplo a seguir e deixe que os seus filhos vejam você tomar as devidas precauções.

 

7 - Fale sobre todas as coisas que estão sendo feitas para combater o vírus

 

As crianças menores devem ter a certeza de que os hospitais e os médicos estão preparados para tratar as pessoas que adoecem. As crianças mais velhas já podem conversar sobre os riscos e se sentirão aliviadas ao saber que os cientistas estão trabalhando para desenvolver uma vacina. Essas conversas também preparam as crianças para mudanças em sua rotina normal, com escolas ou creches temporariamente fechadas.

 

8 - Coloque as notícias em contexto.

 

Se eles perguntarem, explique que a morte pelo vírus é rara. Veja e leia as notícias com seus filhos para que você possa filtrar o que eles ouvem. Crianças muitas vezes se preocupam mais com a família e amigos do que com eles mesmos. Por exemplo, se as crianças ouvem que as pessoas mais velhas têm maior probabilidade de estarem gravemente doentes, podem se preocupar com seus avós. Deixe que se comuniquem à distância com os parentes mais velhos - isso ajuda a se sentirem mais tranqüilos com relação aos entes queridos.

 

9 - Deixe seus filhos saberem que é normal se sentir estressado às vezes.

 

Todos sabem que é impossível estar sempre calmo. Reconhecer isso e saber que os momentos estressantes passam e que a vida volta ao normal pode ajudar as crianças a construir resiliência e com certeza irá mitigar sua ansiedade.

 

10 - Use a crise como uma oportunidade de aprendizado

 

Mantenha-se o mais atualizado possível, leia tanto quanto puder, busque fontes confiáveis, e assim, você aprenderá muita coisa que ainda não sabia, sobre o Covid-19 e muito mais.  Use seu conhecimento sobre o coronavírus como uma forma de ajudar as crianças a aprenderem sobre seus corpos e sobre como o sistema imunológico combate às doenças.Fale sobre eventos atuais com seus filhos. É importante ajudá-los a pensar através de histórias que ouvem. Faça perguntas: O que pensa sobre estes eventos? Como você acha que essas coisas acontecem? Tais perguntas também encorajam a conversa sobre tópicos que não são notícia, mas que importam muito - como as noções de biologia e ciência básica.

 

Em resumo, mantenha a calma e aproveite para rever hábitos equivocados e adquirir outros, mais saudáveis. Seja um bom exemplo para seus filhos, e ganhe, você mesmo, tranquilidade, confiança e conhecimento. O momento difícil vai passar. As lições que tiraremos dele, entretanto, ficarão conosco. 

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h