Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Férias: os benefícios da praia

Montessori

Continuamos com nossa série de posts sobre as férias, e agora chegou a hora de falar daquele que é provavelmente o ambiente sensorial ideal para as crianças: a praia não só é um lugar divertido para uma visita familiar. Ela também é um importante local para estimular o desenvolvimento do cérebro infantil.

 

Conforme a filosofia montessoriana, o primeiro modo de aprender sobre o mundo é por meio do sentir. O desejo de descoberta que impulsiona a criança ao aprendizado é primordialmente despertado pelo que os pequenos vêem, ouvem, tocam, cheiram, provam. Assim as crianças aprendem sobre seu ambiente e o seu lugar nele. Na praia, um ambiente multissensorial desafia e estimula, oferecendo uma vasta gama de variações de estímulos. Entre os muitos benefícios de frequentar o litoral nas férias, alguns se destacam como os mais adequados para as crianças:


 

1 - O som do mar acalma e reduz a ansiedade

 

Os sons do mar têm um efeito calmante sobre nós, seres humanos. Quando ouvimos o barulho das ondas ritmadas quebrando na areia, nos recordamos dos sons do útero materno, e nos sentimos naturalmente bem. Para as crianças que vivem a maior parte da vida no ambiente urbano, o ruído do mar é extremamente benéfico, já que proporciona uma maior capacidade de concentração, que traz consigo o conforto que não é possível obter em ambientes de extrema poluição sonora, como é o caso das grandes áreas urbanas.


 

2. A Areia Melhora a Consciência Corporal

 

Existem estudos inteiros dedicados à demonstrar a natureza sensorial riquíssima da areia e seus benefícios para os pequenos. A relação entre a areia e o desenvolvimento cognitivo começa com o chamado “movimento vestibular” - responsável pela aquisição e refinamento do equilíbrio - e passa por diversos outros estímulos valiosos que ajudam a desenvolver a consciência corporal e até mesmo a compreender conceitos como volume, peso, etc. A areia da praia, em particular, costuma possuir diferentes texturas e composições em um mesmo ambiente, o que torna tudo muito mais interessante do ponto de vista da variedade.

 

3. O sol é fundamental

 

Sabemos que a exposição ao sol em horários inadequados causa problemas. Mas também precisamos ter em mente os benefícios da luz solar para as crianças. O calor do sol na pele é uma experiência sensorial única, além de ser imprescindível na síntese de certas vitaminas, a luz do sol também tem um importante papel como reguladora de hormônios como a serotonina, responsável pelas sensações de bem estar. Para as crianças urbanas, o sol e a possibilidade de observar a imensidão do horizonte são oportunidades importantes para diminuir a ansiedade própria das grandes cidades.

 

4. A água constrói habilidades cognitivas e motoras

 

Especialmente a água do mar, que por sua composição, é bem diferente daquela encontrada em piscinas e lagos. A densidade da água salgada facilita a flutuação, e boiar é um excelente estímulo para a consciência corporal. Além disso, brincar à beira mar traz uma série de oportunidades para melhorar a coordenação motora, já que o ritmo das ondas exige esforço para permanecer de pé e movimentar-se. A observação do movimento do mar também dá às crianças uma noção de ciclos, o que será memorizado e posteriormente utilizado na realização de várias tarefas, não necessariamente relacionadas à água ou ao movimento, mas às relações de causa e efeito, repetição e etc.

 

5 - A fauna e flora são abundantes e acessíveis


 

Conchas, peixinhos, pequenos invertebrados como estrelas-do-mar, caramujos e águas vivas são abundantes mesmo nas praias mais próximas do entorno urbano. O mesmo vale para as algas e para a vegetação à beira mar. Ao contrário do campo, onde é raro ver certos animais, na praia uma grande quantidade de habitantes do ecossistema marinho está sempre presente. Observar essas criaturas aguça a curiosidade infantil, estimula questionamentos sobre a natureza e desenvolve a empatia com o meio ambiente.

 

As possibilidades e benefícios das férias na praia são inúmeros. Como ambiente sensorial rico e seguro, a beira do mar é uma excelente opção para as famílias saírem da rotina e darem aos pequenos uma interação de qualidade com o meio ambiente. Interação essa que possibilita a continuidade do aprendizado de modo lúdico e natural. Além disso, por ser de fácil acesso, a praia é ideal para as família que possuem pouco tempo para viagens e passeios. 

 

Do ponto de vista montessoriano, podemos afirmar que o contato com a areia, o sol e as ondas é um fantástico estímulo sensorial e uma oportunidade magnífica para o desenvolvimento infantil. Assim, as oportunidades de visitar este meio devem ser sempre aproveitadas como um promotor da saúde infantil e um grande facilitador do aprendizado!



 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h