Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Férias: Os benefícios do campo

Montessori

Pode não parecer, afinal vivemos cercados de telas, asfalto e imensos prédios, mas nós, seres humanos, somos criaturas da natureza. Somos fruto do meio natural, e nossos corpos e mentes foram projetados - ao longo de milhões de anos de evolução - para viver em meio à natureza. Por inúmeros fatores, entretanto, nossa convivência com o habitat original foi se perdendo gradativamente. Hoje, pouquíssimas pessoas vivem em contato direto com a natureza cotidianamente. Isso é uma pena para nós, adultos, e ainda mais para as crianças.

 

Como sabemos por meio das extensas pesquisas de Maria Montessori, hoje embasadas pelo que há de mais atual na ciência, os benefícios de uma vida o mais próxima possível do ideal, ou seja, do contato constante com o meio ambiente, são inúmeros. Mas, como seres urbanos que somos, este contato acaba se restringindo a poucos momentos. Por isso mesmo, é preciso aproveitá-lo ao máximo. 

 

Hoje em mais um dos nossos posts sobre as férias e seus benefícios para o aprendizado e o desenvolvimento, falaremos das vantagens de passar algum tempo em um dos ambientes mais ricos aos quais nós, habitantes das grandes cidades, temos acesso: o campo.

 

Para as crianças, a vida no campo traz oportunidades únicas. E mesmo que o tempo passado nesse ambiente seja pouco, é o suficiente para exercitar e desenvolver habilidades que são pouco exploradas em nosso dia a dia. Com árvores para escalar, insetos para apanhar e muita terra para cavar, o mais simples final de semana no sítio ou na fazenda é aventura para os pequenos. Mas o pode passar despercebido é que esta aventura está longe de ser algo corriqueiro.  De níveis de estresse mais baixos a um maior desenvolvimento da criatividade, os passeios nas zonas rurais são um grande aliado de pais e educadores na busca pela formação de crianças mais felizes, saudáveis - e muito mais desenvoltas em todos os aspectos.

 

A seguir, listamos alguns dos pontos positivos das férias no campo:


 

1 - As crianças do campo têm menos alergias. É chamado de "efeito fazenda", um fenômeno onde as crianças criadas em fazendas têm índices notavelmente baixos de alergias e asma. A teoria é que ao serem expostas ao pólem e outros potenciais alérgenos, os pequenos “treinam” seu sistema imunológico para dar resposta adequadas aos diferentes agentes presentes no ambiente. Mas não é preciso uma vida inteira de exposição a eles: basta que deixemos nossos filhos brincarem à vontade durante os períodos em que estiverem ao ar livre. Ir a parques ou praças também ajuda muito, e é uma ótima dica para quem não foi viajar.

 

2 - Menores níveis de estresse também estão relacionados às viagens ao campo. Sem a poluição visual, atmosférica e sonora, as crianças sentem-se menos pressionadas, e como resultado, se tornam mais calmas e atentas. É o que atesta um estudo publicado na revista Environment and Behavior que encontrou níveis de estresse muito mais baixos nas crianças que possuíam contato leve ou moderado com a natureza do que entre aquelas que viviam somente nas cidades. 

 

3 -  Crianças que têm a oportunidade de se exercitar em meio à natureza são mais coordenadas. Em um estudo norueguês comparando pré-escolares que brincavam diariamente em uma floresta com crianças que brincavam em playgrounds, os do primeiro grupo mostraram maior equilíbrio e agilidade. Isso acontece a topografia irregular dos ambientes naturais é mais desafiadora de se atravessar, resultando em melhor destreza. E isso não pode ser reproduzido nos parques, simplesmente por terem sido projetados por arquitetos, e não pela natureza.

 

4 - Um problema cada vez mais comum, o Transtorno de Déficit de Atenção, ou TDAH, pode ser atenuado pelo contato com o verde: Em um estudo publicado no Children's Environments Quarterly, as crianças exibiram menos sintomas de TDAH ou TDAH depois de caminharem em meio à mata. E quanto mais verde ao seu redor, menos sintomas apresentavam.

 

5 - Brincar no campo aumenta a criatividade. Em um estudo feito em Chicago, pesquisadores descobriram que as crianças em espaços verdes brincavam de forma mais criativa do que aquelas em áreas sem vegetação. Além disso, longe da mídia de massas e dos brinquedos que “brincam sozinhos”, os pequenos se envolvem em padrões de brincadeiras mais variados e elaborados, incluindo histórias complexas de faz-de-conta.

 

A estes benefícios, juntam-se muitos outros, como maior autodisciplina e capacidade cognitiva mais refinada. E o melhor de tudo: não é preciso abandonar por completo a rotina na cidade grande. Os benefícios do campo podem ser obtidos até mesmo em um final de semana ou um feriado prolongado. Muito do que buscamos reproduzir no ambiente controlado montessoriano está presente no campo, sendo de grande valor educacional. Aos pais, cabe aproveitar as férias e agir como mediadores entre seus filhos e a riqueza da natureza que pode ser encontrada a poucos quilômetros de casa.

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h