Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Montessori e a competição

Montessori

No último domingo, como todos sabem, celebramos com nossos alunos as conquistas esportivas de todos no Festival e Torneio de Judô Gambatte. Além da festa, o evento também teve um viés humanitário, com o recebimento de doações de alimentos oferecidas pelas famílias. Foi um dia fantástico, no qual os pequenos se divertiram e mostraram o que aprenderam uns aos outros e aos familiares. 

 

Porém,  algumas pessoas podem achar paradoxal que uma instituição montessoriana participe de um campeonato, uma vez que Maria Montessori era, como nós somos, totalmente contrária à competição, sendo favorável à cooperação como forma de crescimento individual e coletivo. Se somos, portanto, contrários à competição, por que razões nossas crianças estavam em um campeonato? Antes de responder a esta pergunta, gostaríamos de dizer algumas palavras sobre o esporte e seus benefícios para a criança:

 

É consenso entre os pesquisadores que o desenvolvimento infantil é estimulado pela prática esportiva. Somos feitos para o movimento, para a ação, e nossos corpos devem se manter ativos desde os primeiros meses de vida. A prática regular de atividade física estimula bons hábitos por toda a vida. E é na escola que o interesse pelo esporte geralmente se manifesta ou se intensifica. Por isso, procuramos oferecer algumas modalidades que consideramos estar mais de acordo com a filosofia e a metodologia montessoriana. É claro que as modalidades que oferecemos são apenas algumas entre tantas outras, e todas elas são responsáveis por benefícios como: 

 

1 – Ajuda no desenvolvimento de relacionamentos e na socialização infantil como um todo

2 – Favorece o desenvolvimento físico e motor

3 – Desenvolve a consciência de grupo e estimula a colaboração mútua

4 – Auxilia no conhecimento do corpo e de suas dinâmicas

5 – Ajuda a criança a compreender conceitos como regras e limites

6 – Melhorar a coordenação psicomotora

7 – Ajuda na criação e compreensão da rotina

8 – Auxilia no desenvolvimento de bons hábitos de saúde e higiene;

9 – Trabalha as noções de responsabilidade e compromisso

Sem dúvida o esporte é extremamente benéfico, e voltando a nosso ponto inicial, não necessariamente estimula a competitividade ou o individualismo, desde que apresentado à criança da forma correta e trabalhado de acordo com os princípios montessorianos. De acordo com Montessori, “A criança tem a capacidade de educar a si mesma, não nas escolas comuns, com seus currículos precisos, onde as crianças precisam ser obedientes, mas numa escola onde elas não são controladas, não precisam competir, mas podem trabalhar com entusiasmo em acordo com leis naturais”. De forma que já sabemos de antemão que uma criança educada em um ambiente montessoriano terá naturalmente menos tendências a enxergar a atividade esportiva como algo que estimule a competição negativa. Aliada a essa característica do próprio ambiente Montessori, temos o resultado do esforço pedagógico feito através de nossa metodologia, e contando com estes fatores naturais e intrínsecos ao método, a competição “depois da chegada da concentração, desaparece de toda forma, porque as crianças se interessarão pelo trabalho”. 

 

Assim, quando estamos em um ambiente preparado, composto por adultos que estejam habilitados a serem modelos de comportamento adequados, a competição desaparece naturalmente, sem a imposição do adulto, seja ele familiar ou educador.Isso porque competição tem muito mais a ver com falta ou excesso- seja de estímulo adequado, atenção e etc. - que com equilíbrio. Trabalha para atingir a plenitude como ser humano, a cooperação e o aprimoramento pessoal fazem muito mais sentido. 

 

Falando especificamente sobre o Judô, esta arte marcial tem suas raízes não na competitividade exacerbada ou na violência, mas sim no aprimoramento do ser e no desenvolvimento da concentração, da plenitude, da paciência e da calma. Não é a toa que o criador do Judô, Jigoro Kano (que teria se dado muito bem com Maria Montessori, a julgar pelos ideais compartilhados entre ambos), chamou sua primeira escola de Kodokan  que significa algo como “Instituto do Caminho da Fraternidade”. 

 

Assim, não há paradoxo algum em nossa participação neste ou em outros campeonatos, que celebram a cooperação, o desenvolvimento mútuo e a paz. As famílias que levaram para a casa seus troféus sabem muito bem do que estamos falando. E por falar em famílias, mal podemos esperar para estar junto com vocês novamente, celebrando os laços de nossa comunidade. Obrigado a todos e parabéns aos pequenos judocas!

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h