Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Montessori: o poder das mãos

Montessori

À época de Maria Montessori, o estudo do cérebro era bastante rudimentar.  As principais pesquisas eram conduzidas então por fisiologistas, psiquiatras e psicólogos, que contavam  com a dedução lógica e com tecnologia “primitiva” para explorar a área. 

 

Porém, o conhecimento empírico adquirido por Maria Montessori nos trouxe evidências sólidas de que a educação experiencial possuía um diferencial bastante evidente em relação a outras metodologias, especialmente quando se tratava de desenvolvimento cognitivo e psicomotor.  Montessori desenvolveu um método cujas bases estão perfeitamente alinhadas com a pesquisa atual em neurociência, e através da metodologia montessoriana, educadores são capazes de possibilitar a formação de indivíduos que possam resolver problemas complexos, trabalhar em colaboração e aproveitar a complexidade dos desafios propostos em sua educação para refinar a cognição e a percepção do mundo. Ao serem educadas de acordo com nosso método, as crianças têm a oportunidade de desenvolver totalmente as neuroestruturas subjacentes de seu cérebro.

 

Nesse sentido, as mãos são importantíssimas, e o cérebro as percebe como o principal receptor do corpo para a entrada de estímulos sensoriais. Elas respondem por uma imensa parte da construção de sequências sensoriais motoras que são a base de tudo o que fazemos, e a melhor forma de estimulá-las  é utilizando-as.

 

O Método Montessori privilegia o trabalho corporal, especificamente o manual, acima de outros pontos de interesse, pois entende as mãos como  mecanismos para receber informações sensoriais, sendo a parte do corpo mais valiosa para o aprendizado. A prática é como nossos cérebros se constroem. É isso que o Método Montessori faz. 

 

Tudo o que o educador montessoriano oferece à criança em termos de habilidades motoras, auto-regulação, linguagem, matemática e percepção sensorial é apresentado de forma individual e sequencial, com base em conhecimentos prévios e padrões sensoriais anteriores. Sempre começamos manipulando materiais concretos. Uma vez que o concreto está bem absorvido e se torna familiar,  partimos para o abstrato e o simbólico (daí a importância de separar a realidade da fantasia, como já vimos em outras postagens)

 

É assim que desenvolvemos o cérebro. A metodologia montessoriana se baseia em interações experimentais de tentativa e erro, inseridas em um contexto próximo ao do meio ambiente. Isso é o que acontece em no ambiente preparado,  todos os dias. É o que permite que nossos alunos obtenham um tremendo sucesso no que quer que se proponham a fazer, pois estamos engajados em formar pessoas verdadeiramente inteligentes, uma vez que a melhor definição de inteligência é a capacidade de construir novos "circuitos" sensoriais e motores, que nos capacitam a solucionar uma gama cada vez mais variada de situações.

 

Resumidamente, trata-se de respeitar a concentração.  As crianças querem, por natureza, explorar, tocar e se engajar em certos tipos de trabalho ou projetos. Em várias partes de sua jornada de desenvolvimento, elas são atraídas por coisas diferentes. A natureza fez com que se dedicassem intensamente à repetição. De alguma forma, eles sabem que precisam praticar sucessivas vezes. 

 

O que descobrimos através da moderna neurociência, é que ao fazer isso nossos filhos estão desenvolvendo o neocórtex, alicerce fundamental para o pensamento futuro. Por meio de sofisticados aparelhos capazes de medir a atividade cerebral, constatamos acima de qualquer questionamento que quando a criança está trabalhando ativamente e se concentrando, está - literalmente - construindo seu cérebro. 

 

Quando isso está acontecendo, não há nada que possamos ou devamos fazer. Nosso dever é observar, sabendo que trabalho concentrado é sinônimo de desenvolvimento cerebral, e que uma cognição bem desenvolvida faz a diferença na aquisição de uma vida adulta bem sucedida, plena e feliz.

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h