Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Relógio do sol - 2º ano: qual a importância de se localizar?

Ensino Fundamental

Nossas vidas são regidas por dois princípios fundamentais: tempo e espaço. Por isso, percebemos o mundo através de duas formas de localização. A localização temporal, que nos mostra em que período de nossas histórias nos encontramos, qual século, ano, mês, dia, horas e a localização espacial nos orienta em nossas direções: É o domínio desta forma de localização que nos leva aos caminhos que já nos são comuns e nos guia por novos caminhos que ainda não descobrimos.

 

Hoje em dia, graças à tecnologia, possuímos muitas ferramentas que facilitam e nos auxiliam em nossas "navegações", mas nem sempre foi assim. Conhecendo a história, podemos observar que ao longo de toda sua existência, a humanidade buscou maneiras de se localizar no tempo e no espaço de forma segura, e obteve grandes sucessos, a despeito das técnicas rudimentares (embora algumas civilizações tenham levado a localização espaço-temporal quase tão longe quanto nós, como os antigos gregos e polinésios - estes últimos utilizando apenas o meio natural)

 

Nossas crianças precisam conhecer tanto a história dos esforços de seus antepassados na busca por dispositivos que permitissem contar o tempo e se deslocar no espaço de modo seguro, quanto conhecer e compreender como funcionam estes dispositivos, e através do aprendizado guiado pela lógica, reproduzi-los. Por isso, propusemos uma  atividade para refletir acerca das necessidades que nos levaram a criar tais ferramentas, fazendo com que as crianças de hoje não apenas conheçam o que já existe, mas também que com sua imaginação e conhecimento criem novas possibilidades.

 

Além disso, o experimento que propusemos também se destina a vencer um grande desafio: fazer notar a interdisciplinaridade de alguns conteúdos. Porém, relacionando  os aprendizados propostos com nosso dia a dia, pudemos fazer com que os alunos percebessem o quão presentes e interconectados estão esses conceitos em nosso cotidiano.

 

A atividade consistia em aprender na prática os principais conhecimentos relacionados à temática do espaço-tempo, trabalhando os conteúdos históricos através dos registros dos antigos e suas necessidades; geográficos, norteando nossas direções; astronômicos, observando nosso astro luminoso, o Sol e o movimento da Terra em torno dele; matemáticos, utilizando os números e ângulos necessários para podermos aferir os resultados e, finalmente os linguísticos, nos possibilitando os registros de hoje e a interpretação dos registros de ontem.

 

O que propusemos para abarcar tantos conceitos e poder estimular o aprendizado de tantos conteúdos distintos a um só tempo? A resposta é tão simples quanto enriquecedora para a mente infantil: a construção de um Relógio Solar. Este dispositivo indica as horas conforme a projeção da luz solar, e datam de tempos imemoriais. Embora o mais antigo relógio de sol apresentado na forma como conhecemos hoje date do Egito de 3.500 a.C, a humanidade já havia dado exemplos de que era capaz de calcular o tempo através desta técnica nos megálitos (grandes monumentos de pedra datados da pré história) encontrados em diversos pontos do globo. A necessidade de medir o tempo parece ter incentivado centenas de civilizações a encontrar formas que servissem para que as pessoas pudessem se orientar temporalmente - era importante para que elas soubessem, por exemplo, quais eram as épocas de plantio e colheitas - o que resultou na invenção de ferramentas complexas e geniais como as formas de medir o tempo através da movimentação do sol. O Próprio conceito de tempo pode ter surgido através da observação dos astros.

 

Nosso dispositivo foi construído partir do plano de aula desenvolvido pela professora/o (inserir o nome do educador),o relógio foi construído com materiais simples, após a explicação básica do conceito milenar por trás desta tecnologia. Após ser posicionado em local adequado, o relógio começou a funcionar: Quatro alunos eram selecionados todos os dias para verificar e registrar as horas,  o que possibilitou à turma trabalhar amplamente geográficos (posição do Sol, direção que o relógio deve estar), históricos (tempo levado para se possuir essa informação, sua importância e suas mudanças) de linguagem e matemáticos (registros e leituras). Mais que implementar o aprendizado dos conteúdos regulares, esta experiência também despertou ainda mais a curiosidade científica - inerente às crianças - e o senso de cooperação e coletividade que vem sempre à tona em projetos em grupo.