Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Arte: Uma perspectiva Montessoriana

Montessori

Em uma metodologia como a nossa, que privilegia o aprendizado prático e ativo, a livre expressão é uma ferramenta pedagógica indispensável. No Método Montessori, como sabemos, a criança é protagonista de sua própria educação, contando com adultos preparados e ambientes projetados para auxilia-la na conquista da independência e da autonomia.  Para ser independente e autônomo, porém, o ser humano precisa desenvolver-se em um ambiente rico em estímulos sensoriais, que possibilitem a ele compreender o mundo através dos significados que associa com cada um de seus constituintes. Não é por acaso que nossos materiais estimulam o toque e a percepção visual: pesos e medidas, formatos, texturas, proporções, cores, aromas e sabores fazem parte do aprendizado montessoriano assim como sempre fizeram parte da experiência humana de aprender. 

 

Todos esses estímulos são responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo adequado que lança as sementes do raciocínio abstrato, da lógica e de todos os processos que permitem a criação das culturas complexas que nos tornam humanos. Estas manifestações inatas do desejo de descobrir, criar e dar significado ao mundo são o que nos faz afirmar que todas as crianças são cientistas por natureza. E são também as bases que nos permitem dizer que todas as crianças são artistas por natureza, possuindo não apenas a capacidade, mas a necessidade  de se expressar artisticamente. No Método Montessori,  damos à criança a liberdade e os estímulos necessários para que a natureza artística se desenvolva e seja parte integrante do cotidiano durante toda a vida.

 

Fazemos isso tanto pela expressão artística - cujo valor é imensurável - em si, quanto pelos benefícios que o exercício da livre criação traz consigo. Sabemos através de amplas evidências científicas que um cotidiano permeado pela arte é imprescindível para o bom desenvolvimento da sociabilidade infantil, uma vez que o contato com a diversidade de estilos, preferências e inclinações artísticas é uma excelente porta de entrada para compreender a diversidade de culturas, ideias e povos que dividem o planeta conosco. Entender que cada um de nós enxerga e entende o mundo de forma particular e se expressa sobre ele de modo único leva a criança a compreender a noção de relativização. Além disso, produzir arte, seja dançando, moldando, esculpindo, desenhando, atuando ou pintando, traz benefícios incontestáveis para a cognição, auxiliando na aquisição do raciocínio espacial e na relação entre visão e tato, além de colaborar com o desenvolvimento da concentração, com a aquisição do foco e com o desenvolvimento do senso crítico a partir da noção de estética. E isso só para citar alguns exemplos.

 

Assim, incentivamos e recomendamos às famílias que incentivem, desde sempre, o contato da criança com a arte, e que a estimulem a produzir suas próprias criações artísticas. Devemos oferecer aos pequenos uma gama variada de possibilidades, e permitir que escolham as que mais lhes agradam dentro do universo das artes, que vai da música (da qual falaremos em uma próxima oportunidade com mais detalhamento) até a poesia, passando pela pintura e escultura. Apresentar à arte às crianças não é algo difícil. Pode-se começar simplesmente dando-lhes um pincel ou lápis de cor e uma superfície para trabalhar. Podemos também mostrar gravuras e pinturas (sejam elas famosas ou não), tocar músicas, permitir que manuseiem pequenas esculturas, dar-lhes instrumentos musicais simples, estimula-los a dançar e a cantar. 

 

Tendo feito isso, o próximo passo do adulto é buscar descobrir as preferências da criança, respeitando-as, estimulando-as e expondo seus próprios gostos particulares, abrindo a possibilidade futura de longos e proveitosos debates sobre a estética. Dessa forma, além de trabalhar o apuramento do senso estético e o diálogo, colocamos a arte como algo que diverte, une e estimula o contato interpessoal. 

 

Dentro de nossa metodologia, a proposta para a a arte vai muito além do simples aprendizado sobre perspectiva, proporções, cores e materiais. Ela perpassa a teoria e desenvolve a noção de arte e o exercício da criatividade como parte intrínseca do cotidiano: nossos alunos aprendem sobre a arte sendo incentivados a vivê-la em suas mais variadas manifestações, o que colabora para que sejam, agora e no futuro, indivíduos felizes, equilibrados, independentes, empáticos e capazes de atingir seu pleno potencial.

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h